PÁGINA PRINCIPAL
Pagina Principal

Relatórios


Violência Policial 2000: debates
errados e mais violência

Centro de Justiça Global         

Ao longo do ano, as autoridades brasileiras, a mídia e o público presenciaram uma série de abusos contra os direitos humanos, atribuídos particularmente à polícia. Essas violações foram dirigidas principalmente contra a população pobre, tanto do campo quanto da cidade, atingindo residentes das favelas e periferias, trabalhadores rurais sem terra, e também manifestantes de outros movimentos sociais como estudantes, servidores públicos e povos indígenas (capítulos desse relatório referentes a esses temas descrevem casos específicos de violações contra esses setores).

No meio urbano, a violência policial continua alarmante. No estado de São Paulo, o número de civis mortos pela polícia aumentou de 525, em 1998, para 664, em 1999—o maior índice desde 1992, ano em que a polícia matou 111 presidiários em um massacre na Casa de Detenção do Carandiru. Essa tendência se intensificou ao longo dos seis primeiros meses do ano 2000, quando a polícia de São Paulo matou 489 civis, o que significa um aumento de 77.2 por cento com relação à cifra de 1999. Um estudo divulgado em julho pelo Ouvidor da Polícia ajudou a explicar estes índices. Analisando os laudos de 222 pessoas assassinadas por armas da polícia em 1999 (um terço das vítimas de ações fatais da polícia), concluiu-se que 51% delas haviam sido atingidas pelas costas e 23% haviam recebido cinco ou mais disparos. Esses resultados sugerem que muitas delas foram sumariamente executadas, e não legitimamente assassinadas em tiroteios, como as autoridades normalmente alegam. Mais da metade das vítimas não tinha precedentes criminais.

Nos últimos dez anos, 6.672 pessoas foram mortas em ações da polícia militar no Estado de São Paulo. A média de pessoas mortas pela polícia de São Paulo no primeiro semestre de 2000 foi de uma a cada 9 horas, o que representa quase três homicídios por dia. Estatísticas da Ouvidoria de Polícia do Estado de São Paulo apontam que cerca de 60% das pessoas mortas pela Polícia Militar não tinham antecedentes criminais. Essa é uma média que vem se mantendo constante nos últimos quatro anos. Entre os homicídios, 52,6% ocorreram com tiros pelas costas e 55,8% das pessoas atingidas não estavam em flagrante delito. A pesquisa também indicou que 43,5% das 193 ocorrências não tiveram testemunhas e que 45,9% das vítimas eram jovens entre 18 e 25 anos. Os outros 11% eram menores de idade.

No Rio de Janeiro, esforços para melhorar a imagem da polícia sofreram sério retrocesso quando o governador Anthony Garotinho despediu, em março deste ano, o sociólogo Luis Eduardo Soares, então coordenador da Secretaria da Segurança Pública. As circunstâncias da demissão de Luis Eduardo Soares sugerem que houve forte pressão de alguns setores da polícia, que vinham sendo denunciados por corrupção e violações aos direitos humanos. Outros membros da equipe de segurança pública pediram demissão em protesto contra esse episódio, entre eles a Ouvidora da Polícia Julita Lemgruber. Luis Eduardo Soares foi obrigado a deixar o país com sua família, em conseqüência de uma série de ameaças de morte.

O Rio de Janeiro foi palco de um incidente emblemático em 12 de junho deste ano, quando o país assistiu pela televisão o drama do seqüestro do ônibus 174 no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro. Esse incidente ilustra não só a violência nos centros urbanos, mas também a má atuação da polícia e a manipulação do debate público.Sandro do Nascimento - sobrevivente da chacina na qual oito jovens moradores de rua foram assassinados na praça da Candelária, no Rio de Janeiro—tentou assaltar um ônibus, foi cercado pela polícia, e acabou tomando os passageiros como reféns. O país assistiu a cenas de horror: o rapaz enfurecido, apontando uma arma para as cabeças dos reféns, e principalmente para uma jovem chamada Geísa. Ao final do incidente, um policial saiu atirando em direção de Sandro, mas em vez de acertá-lo, acabou ferindo Geísa com um tiro de raspão. Essa atitude levou Sandro a atirar três vezes, matando a refém. As câmeras de TV também registraram a última imagem de Sandro, ainda vivo, sendo atirado em um camburão. No dia seguinte, a morte de Sandro foi revelada e, segundo o laudo médico, constatou-se que os policiais o estrangularam dentro do camburão, a caminho do hospital Souza Aguiar.

A primeira questão levantada sobre esse incidente refere-se à falta de segurança da população, particularmente dos setores mais pobres e da classe média que utilizam transporte público. Em segundo lugar, verificou-se a falta de preparo da polícia, provocando a morte da refém. Além disso, esse caso ilustra a brutalidade policial, demonstrada pelo assassinato do assaltante a sangue frio. Esse tipo de atitude por parte da polícia é incentivada pela certeza da impunidade. Finalmente, esse caso representa a situação de abandono e falta de perspectiva das crianças e adolescentes que vivem nas ruas.

Portanto, o debate sobre esse incidente deveria incluir as seguintes questões: (1) formas de se controlar a violência urbana; (2) necessidade de se profissionalizar a polícia; (3) medidas para combater a brutalidade policial e a impunidade; (4) formas de lidar com a exclusão social e, especificamente, com a população que mora ou trabalha nas ruas. Algumas dessas questões chegaram a ser mencionadas pelos meios de comunicação, mas o enfoque principal do debate girou em torno da preocupação com a violência, principalmente aquela que acontece na Zona Sul do Rio, afetando as classes média e alta. Vale lembrar que a maioria dos assaltos em ônibus no Rio de Janeiro ocorrem nas periferias, atingindo a população mais pobre. Esses casos raramente ganham visibilidade.

Outro aspecto do caso praticamente esquecido pela mídia foi o acompanhamento do inquérito contra os cinco policiais envolvidos no homicídio. Entidades de direitos humanos têm denunciado a violência policial como prática comum em todo o país. Uma prática comum adotada pela polícia, após cometer homicídios, é levar o corpo da vítima a um hospital, como forma de evitar o trabalho de perícia e investigação.

Uma semana depois do incidente, o governo federal lançou o Plano Nacional de Segurança, enfocando principalmente medidas pontuais, como melhorar a iluminação da cidade. O Plano incluía também o controle de armas, mas essa medida não foi aprovada pelo Poder Judiciário. Nenhuma medida tratava da reforma das polícias ou de questões sociais.

Esse incidente gerou uma série de manifestações, culminando com a grande passeata "Basta, Eu Quero Paz", organizada no Rio e reproduzida com enfoques variados em outras capitais. Essa manifestação contou com o apoio de alguns setores da sociedade civil e dos meios de comunicação, incluindo a Rede Globo. A passeata acabou por adquirir um caráter despolitizado, sem reivindicações específicas. As pessoas saíram às ruas vestidas de branco, com uma vela na mão, para denunciar "a violência". Não se identificou os responsáveis pela violência e nem se sabia para quem estavam pedindo "paz". Portanto, perdeu-se a oportunidade de pressionar o governo a adotar medidas concretas e efetivas.

A violência policial é discriminatória

Uma pesquisa realizada pelo pesquisador do ISER, Ignácio Cano, apresentado na conferência anual da ANPOCS revela que negros e pardos envolvidos em confrontos com a polícia do Rio de Janeiro morrem mais do que brancos na mesma situação. Os registros apontam que entre os mortos, os negros e pardos são 70,2%, e os brancos representam 29,8%.

Uma pesquisa de opinião pública, com 1080 paulistanos, feita pelo Datafolha em abril de 1997, perguntava se as pessoas haviam sido ofendidas verbalmente ou agredidas fisicamente por algum policial. Do total de entrevistados, 20% teriam sido ofendidos verbalmente e 8% teriam sido agredidos fisicamente por algum policial. Comparados por escolaridade e renda, não foram encontradas diferenças significativas entre os vitimados. Mas os dados por sexo, idade e raça revelaram diferenças significativas: a grande maioria das vítimas eram homens, mais jovens e de pela mais escura. Os contrastes eram maiores no quesito ‘agressão física’, que atingia 6% dos brancos e 14% dos negros (dados publicados do Boletim n 1o, Ano 4 – 1998, Grupo de Pesquisa da Discriminação da USP).

A idéia de que no Brasil existiria uma ‘democracia racial’ contribui para encobrir a dimensão que a questão racial ocupa no país. De acordo com relatório do Sr. Cano, o papel da raça no uso da força policial letal, talvez seja a mais severa fonte de violação dos direitos humanos no Brasil. Após avaliar mais de 1000 homicídios cometidos pela polícia do Rio de Janeiro, entre os anos de 1993 e 1996, o relatório conclui que a raça constitui um fator que influencia a polícia - seja conscientemente ou não - quando se atira para matar. Quanto mais escura a pele da pessoa, mais suscetível ela está de ser vítima de uma violência fatal por parte da polícia.

O relatório avalia dados que incluem todos os incidentes na cidade do Rio de Janeiro, entre janeiro de 1993 e julho de 1996, nos quais civis foram mortos ou feridos por armas de fogo nos confrontos com a polícia. As vítimas são classificadas pelas fontes oficiais em três categorias: branco, pardo e negro. O estudo demonstrou que civis pardos e negros são alvo de ação policial fatal com muito maior freqüência do que suas percentagens na população como um todo.

Além disso, a pesquisa mostrou que o uso da força letal varia segundo a raça da pessoa envolvida num conflito com a polícia. Partindo dos dados sobre conflitos que resultaram em civis feridos ou mortos durante um período de quarenta e três meses, a pesquisa avaliou a razão entre o número de pessoas mortas e o número de pessoas feridas nesses conflitos.

Essa razão é chamada de ‘índice de letalidade’, e é calculada da seguinte maneira:

Número de pessoas mortas em conflitos com a polícia

--------------------------------------------------------------------

Índice de Letalidade

Número de pessoas feridas em conflitos com a polícia

Em casos de tiroteios (e não execuções disfarçadas), supor-se-ia que o saldo de pessoas mortas seria inferior ao de pessoas feridas, levando a razão entre civis mortos e civis feridos a ser inferior a 1,0. No entanto, a pesquisa comprovou que no Rio de Janeiro, no período pesquisado, o índice era sempre superior a 1,0, chegando a superar 3,5 em algumas épocas analisadas.

Ao longo do período analisado, o índice de letalidade era significativamente maior nas ações da polícia ocorridas em favelas e periferias. Além disso, esse índice em relação à população branca era de 2,7 (isto é, a polícia matou 2,7 mais pessoas brancas do que feriu em confrontos armados). Essa razão chega a 4,83 para pardos e negros (significando que a polícia matou quase cinco vezes mais negros e pardos do que os feriu nesses conflitos). A situação era ainda mais grave para negros e pardos envolvidos em conflitos armados com a polícia dentro de favelas. De acordo com essa pesquisa, nove entre dez brasileiros de cor escura, envolvidos em conflitos armados com a polícia em favelas, que resultam em ferimento, terminam mortos.

Voltar