Pagina Principal  

Relatórios


Relatórios do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho mostram que o aliciamento de trabalhadores escravos se dá, principalmente, em municípios de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí e Tocantins. No total, 1.260 propriedades foram fiscalizadas nos últimos 10 anos. Em mais de 300 foram encontradas empregados em regime de escravidão.

13.119 trabalhadores escravos foram libertados no Brasil desde 1995

Evanize Sydow*

 De 1995 a final de outubro de 2004, 13.119 trabalhadores escravos foram libertados no Brasil. Nos quase dez anos de existência do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho, 1.260 propriedades foram fiscalizadas – em mais de 300 era utilizada mão-de-obra escrava – e pelo menos R$ 13,5 milhões foram pagos em indenizações trabalhistas.

 A partir dos dados que compõem os relatórios de fiscalização das equipes do Grupo Móvel é possível concluir que esses milhares de trabalhadores chegam a trabalhar 16 horas por dia, de domingo a domingo, por um prato de arroz e farinha e um barraco de lona para dormir. Muitos não sabem o próprio nome completo ou os nomes dos pais e são analfabetos, na maioria. Seu objetivo é sempre o mesmo: tentar garantir a sobrevivência de suas famílias que ficaram na cidade de origem.

 Apesar de muitos trabalhadores não saberem sequer a própria idade, é possível observar que são jovens, em geral, não têm mais de 40 anos. Grande parte deles tem histórico de trabalho infantil, alguns junto com pais que também foram escravos. Muitos não têm documento. Aqueles que possuem carteira de trabalho, geralmente, tiveram o documento retido pelo proprietário.

 Os trabalhadores escravos, muitas vezes, não sabem sequer onde irão ficar, ao serem aliciados, ou mesmo onde estão, mais tarde. Em vários depoimentos é possível observar que, ao serem contatados pelos gatos, são informados de que trabalharão em um estado e acabam sendo levados para outro. Isso faz com que o contato com as famílias se perca. A presença de vigilantes armados nas fazendas, em grande parte dos casos, é outra característica do regime de escravidão. Pouquíssimos são os empregados que se arriscam a fugir, até porque são vários os casos de pessoas assassinadas ou gravemente feridas em tentativas de fuga das fazendas.

 Aqui estão detalhes sobre alguns itens e a situação que os fiscais costumam encontrar nas propriedades que utilizam mão-de-obra escrava. E mais: uma lista completa com todas as propriedades fiscalizadas de onde foram libertados trabalhadores escravos pelo Grupo Móvel, de 1995 a 2004.

Água

 “Eu não forneço água limpa porque eles não gostam; eles preferem beber da água do córrego.” A frase de Marcos Ribeiro, proprietário da Fazenda Primavera, em Curionópolis, no Pará, na ocasião da fiscalização de sua propriedade, demonstra como, no geral, os fazendeiros que utilizam mão-de-obra escrava tratam seus empregados.

 Nas várias ações de libertação de trabalhadores a situação precária de retirada e armazenamento da água é constante:

- retirada de poços cavados pelos próprios trabalhadores, a céu aberto e armazenada em vasilhames improvisados, sem qualquer condição de higiene;

- colhida de córrego enlameado, sem proteção, não filtrada ou fervida. Trabalhadores servem-se de um pequeno brejo próximo ao barraco para se banhar, retirar a água para beber e lavar os utensílios domésticos;

- água para beber, fazer comida e higiene pessoal retirada de um córrego próximo aos barracos, que se encontravam a vários quilômetros de distância da sede da fazenda, com acesso precário;

- água para beber e preparar alimentos era retirada de um córrego de água barrenta e coberta de lodo – trabalhadores lá tomam banho, lavam roupas e utensílios de cozinha e os animais a utilizam para beber;

- água para beber é suja, tirada de uma lagoa parada, imprópria para o consumo e servida em copos coletivos;- cavalos e bois defecam na água da lagoa de onde os trabalhadores tiram água para beber, tomar banho etc. A água fornecida era suja, retirada de um córrego onde os animais também se serviam. Água também utilizada para a comida e o banho;

- trabalhadores se serviam de um igarapé para banho e retirar água para beber e lavar utensílios domésticos. Cavaram um poço junto aos barracos;

- empregados se servem de água bombeada de um riacho e estocada em tanque de cimento descoberto e sem qualquer tratamento. Água consumida nas frentes de trabalho é armazenada em tubos plásticos reaproveitados, originalmente utilizados para armazenamento de óleo com a mensagem “não reutilizar”;

- água para consumo é retirada de uma manilha de concreto destinada ao gado, abastecida através de um encanamento vindo de uma fazenda vizinha. Os trabalhadores cercaram uma parte da manilha com madeiras para se servirem da água, separando, assim, da água do gado.

 Alimentação

 A alimentação deficiente e insuficiente é um dos elementos da escravidão por dívida. Os trabalhadores são obrigados a comprar alimentos a preços superfaturados nas cantinas das fazendas. Como as frentes de trabalho em geral ficam muito longe dos centros comerciais, e os trabalhadores não dispõem de meios de transporte para chegar até eles, ficam sem alternativa para se alimentar, dependentes do chamado sistema truck-system, ou barracão. A comida é fornecida pela cantina e anotada em cadernos de dívidas.   Sua qualidade é péssima e muitas vezes ela é servida estragada e em quantidade insuficiente para suprir as necessidades diárias. O que se come é arroz e feijão; carne é servida esporadicamente. “O almoço é levado à frente de trabalho em uma bacia grande, geralmente arroz e feijão sem carne, e tudo misturado”, conta um trabalhador. Outro empregado chegou a lembrar que a comida às vezes chega podre, com aspecto esverdeado e até com bichos oriundos da putrefação da carne. Não bastasse a situação da comida, os trabalhadores têm que fazer suas refeições sentados no chão, debaixo de sol ou chuva, já que raramente são encontradas propriedades que destinam um lugar adequado para se alimentarem.

 Ao final do mês, são descontadas essas dívidas – que se estendem a qualquer produto que os trabalhadores necessitem, desde motoserras e facões a quaisquer ferramentas de trabalho, botinas e lona para cobrir o barraco onde vão dormir, e que eles mesmo têm que montar. Os empregados muitas vezes não têm acesso aos preços desses artigos, ainda que insistam em perguntar.

Direitos trabalhistas

 Na maioria das vezes, os trabalhadores são encontrados sem registro e sem carteira anotada. É regra serem impedidos de romper o contrato de trabalho, não podem sair do local antes do término do serviço. Poucos recebem algum salário.

Moradia

 Os barracos de palha e lona plástica são freqüentemente encontrados pela fiscalização do trabalho a muitos quilômetros da sede da fazenda, sem estrada de acesso.

 Com piso de terra batida e sem paredes laterais,não têm conforto nem higiene. Faltam energia, mesas ou assentos. Não há instalações sanitárias e as necessidades fisiológicas são feitas no mato. Também é comum a moradia coletiva de famílias.

 Em uma das fazendas, por exemplo, era utilizado um galpão de cerca de 300 metros quadrados destinados ao armazenamento de grãos, sem condições de higiene, sem piso, sem iluminação e janelas, com presença de ratos, baratas e cobras. Os trabalhadores dormiam no chão (aqueles que haviam levado colchão); não havia camas ou redes; vários trabalhadores tinham ferimentos e não receberam os primeiros socorros.

 Em outra propriedade, o alojamento era feito em local onde são armazenados adubos, sal e implementos agrícolas. Barracos eram improvisados, cobertos de plástico, com piso de terra batida, sem divisórias, sem local adequado para cozinhar e fazer refeições, sem instalações sanitárias. Homens, mulheres e crianças dividiam o mesmo espaço, sem privacidade, dormindo em redes espalhadas por todo o galpão, com precaríssimas condições de higiene e segurança.  Em outra fazenda, cerca de 30 trabalhadores dividiam um barraco de 24 metros quadrados, sem qualquer instalação sanitária.

Transporte até o local de trabalho

 É costume transportar os trabalhadores até o local de trabalho em caminhonetes ou caminhões, do tipo gaiola, superlotados. Muitos, ao saírem de seu Estado de origem, não sabem sequer para onde vão. Por isso, muitas famílias ficam sem notícias sobre seu paradeiro e muitas vezes nunca mais vêm a saber de seus filhos, maridos, irmãos, já que alguns tornam-se “peões de trecho”, ou seja, passam a não ter endereço fixo, trabalhando de cidade em cidade, de uma fazenda para outra, muitas vezes pelas mãos do mesmo gato, o intermediário de mão-de-obra.

Localização das frentes de trabalho

 Não raro as frentes de trabalho estão localizadas a muitos quilômetros da sede da propriedade. O relatório que descreve a operação realizada na Fazenda Caraíbas, localizada em Gonçalves Dias, no Maranhão, e à época de propriedade do deputado federal Inocêncio Oliveira, mostra que os alojamentos eram de difícil acesso e os trabalhadores não tinham meio de transporte, como barco ou animais. Para saírem do local, tinham que nadar até a outra margem do rio.

Salário

 São descontados do salário itens como alimentação, ferramentas, botinas, chapéu e bebida alcoólica, fazendo com que os empregados não tenham saldo a receber no final do trabalho. Os salários são retidos pelo empregador para pagamento da dívida contraída. Alguns empregados recebem pequenos adiantamentos, mas chegam a ficar seis meses sem ver uma nota de dinheiro. Os empregados costumam já chegar à fazenda com dívidas referentes a transporte e alimentação fornecidos do local de aliciamento até a propriedade na qual irão trabalhar. Muitas vezes ficam sob vigilância armada dos gatos e fiscais para que não saiam das fazendas antes de quitar suas dívidas. E não raramente não sabem quanto têm para receber. Na Fazenda Igarashi, em Açailândia, Maranhão, por exemplo, os empregados trabalhavam na colheita de pimenta-do-reino, mas não participavam da pesagem e não sabiam a quantidade de pimenta que colhiam por dia. Eram informados apenas do valor final. Nas Fazendas Caru e Baixa Verde, em Carutapera, no Maranhão, a denúncia encaminhada à fiscalização informava que um trabalhador, conhecido como Negão, foi assassinado no dia 12/6/99 e enterrado na própria Fazenda Caru. Segundo a denúncia, o assassinato ocorreu para o empregado não “receber pagamento de seu trabalho”. Policiais federais investigaram e localizaram o corpo do trabalhador no lugar apontado na denúncia. “O empregado da fazenda Raimundo Cruz dos Santos, conhecido por Nordestino, confessou o crime e foi levado à Delegacia de Polícia de Paragominas. Em seu depoimento, Nordestino disse que quando Gilberto Andrade, proprietário da fazenda, fazia algum pagamento, o mesmo retirava algum valor dizendo que era para a “funerária” ou seja, o caixão, a mortalha e a sepultura de cada funcionário”, informa o relatório.

Saúde

 “Quando algum trabalhador adoecia, era o cantineiro quem prescrevia o medicamento e aplicava quando injetável.” A observação de um dos fiscais em seu relatório traz mais um aspecto da precariedade em que vivem os trabalhadores escravos. Empregados não têm acesso a qualquer material de primeiros socorros. Em um das propriedades, um dos trabalhadores, conhecido como Pintinho, adoeceu e foi necessário que os outros trabalhadores autorizassem o gato a anotar no caderno de dívidas R$ 1,00 para descontar dos demais empregados com a finalidade de pagar a dívida no barracão do rapaz doente. Do contrário, o trabalhador não poderia sair da fazenda. A equipe de fiscalização encontrou sete trabalhadores doentes com suspeita de malária e um acidentado quando uma árvore caiu sobre a sua perna. Apesar de saber do acidente, o gerente não socorreu o trabalhador durante todo o dia. A equipe de Fiscalização Móvel levou o trabalhador para o hospital, onde ele ficou internado por oito dias. Segundo o médico, o empregado estava subnutrido e debilitado. Em outra propriedade, os fiscais ouviram dos trabalhadores que, quando sentem dor, por falta de assistência, comem a casca de uma árvore chamada jatobá.

 Locais de aliciamento de trabalhadores – alguns dos municípios que mais aparecem nos relatórios do Grupo Móvel:

Goiás

 Cristalina, Barro Alto, Pilar de Goiás, Anápolis, Santo Antonio do Rio Verde, Uruaçu, Catalão, Goiânia

Maranhão

 Colina de Maranhão, Barra do Corda, Açailância, Centenário, Santa Quitéria, Imperatriz, Vitória do Mearim, Porto Franco, Caxias, Campestre, Zedoca, Vitorino Freire, Bacabau, Santa Quitéria do Maranhão, São Luis, Grajaú, Buriticupu, São Mateus, Coroatá, Alzilândia, Alto Alegre, Timbiras, Eugênio Barros, Santa Rosa, Piquiá, Bom Jesus da Selva

Mato Grosso

 Peixoto de Azevedo, Alta Floresta, Torixoreu, Tomucharel, Nova Guarita, Nobres, Rosário do Oeste, Jangada, Barra do Bugre, Poconé, Jucimeira, Rondonópolis, Cuiabá, Sorriso

Minas Gerais

 Guarda-Mor, Patos de Minas, Sabará, Brumadinho, Juiz de Fora, João Monlevade, Distrito de Iapim, Mirabela, Coromande, Diamantina, São João del Rei, Porto Firme, Patrocínio

Pará

 Cumaru do Norte, Redenção, Conceição do Araguaia, Nova Marabá, São João do Araguaia, Santarém, Paragominas, Marabá, Sapucaia

Piauí

 Parnaíba, Campo Maior, Barras, União

Tocantins

 Palmas, Buritis do Tocantins, Ananás

 Números de propriedades fiscalizadas, trabalhadores libertados e valores de indenizações pagas / 1995-2004

1995

Nº de propriedades fiscalizadas:  77

Nº de trabalhadores libertados:  84

Nº de propriedades onde foram encontrados trabalhadores escravos:  3

1996

 Nº de propriedades fiscalizadas:  219

Nº de trabalhadores libertados:  425

Nº de propriedades onde foram encontrados trabalhadores escravos:  5

1997

Nº de propriedades fiscalizadas:  95

Nº de trabalhadores libertados:  395

Nº de propriedades onde foram encontrados trabalhadores escravos:  4

1998

Nº de propriedades fiscalizadas:  47

Nº de trabalhadores libertados:  159

Nº de propriedades onde foram encontrados trabalhadores escravos:  6

1999

Nº de propriedades fiscalizadas:  56

Nº de trabalhadores libertados:  725

Nº de propriedades onde foram encontrados trabalhadores escravos:  10

2000

Nº de propriedades fiscalizadas:  88

Nº de trabalhadores libertados:  527

Nº de propriedades onde foram encontrados trabalhadores escravos:  13

Pagamento de indenizações: R$ 631.282,84

2001

Nº de propriedades fiscalizadas:  147

Nº de trabalhadores libertados:  1.297

Nº de propriedades onde foram encontrados trabalhadores escravos:  30

Pagamento de indenizações: R$ 817.952,16

2002

Nº de propriedades fiscalizadas:  94

Nº de trabalhadores libertados:  2.493

Nº de propriedades onde foram encontrados trabalhadores escravos:  61

Pagamento de indenizações: R$ 2.203.582,42

2003

Nº de propriedades fiscalizadas:  196

Nº de trabalhadores libertados:  4.879

Nº de propriedades onde foram encontrados trabalhadores escravos:  136

Pagamento de indenizações: R$ 5.892.381,62

2004 (atualizado até 31/10/2004)

Nº de propriedades fiscalizadas:  241

Nº de trabalhadores libertados:  2.135

Pagamento de indenizações: R$ 3.810.861,15

ESTABELECIMENTOS ONDE TRABALHADORES FORAM LIBERTADOS PELO GRUPO MÓVEL**

1995

1. Sementes Boi Gordo Ltda / Fazenda São Domingos

Água Clara, MS

Nº de trabalhadores libertados: 50

Período da fiscalização: 18/6 a 1/7/1995

2. Fazenda Gleba Porta do Amazonas

Santa Terezinha, MT

Nº de trabalhadores libertados: 33

Período da fiscalização: 17 a 25/7/1995

3. Chácara Fonseca

Vila Rica, MT

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 11 a 15/9/1995

1996

1. Fazenda Maringá

Comodoro, MT

Nº de trabalhadores libertados: 188

Período da fiscalização: 1 a 8/4/1996

2. Tabatinga Agropecuária Ltda / Fazenda São Bernardo

Patrocínio, MG

Nº de trabalhadores libertados: 46

Período da fiscalização: 17 e 19/4/1996

3. ALCOMAT Sucro Alcooleira de Mato Grosso / Fazenda Crioula

Comodoro, MT

Nº de trabalhadores libertados: 78

Período da fiscalização: 7 a 19/10/1996

4. Agropecuária Carajás Ltda / Fazenda Primavera

Curionópolis, PA

Nº de trabalhadores libertados: 30

Período da fiscalização: 25/11 a 7/12/1996

1997

1. Destilaria Gameleira S/A / Fazenda Gameleira

Confresa, MT

Nº de trabalhadores libertados: 45

Período da fiscalização: 12 a 25/3/1997

2. Fazenda Santa Luzia

Nova Bandeirantes, MT

Nº de trabalhadores libertados: 125

Período da fiscalização: 22/4 a 2/5/1997

3. Fazenda Boa Esperança

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 4

Período da fiscalização: 2 a 8/9/1997

4. Agropecuária Umuarama Ltda / Fazenda Flor da Mata

Parauapebas, PA

Nº de trabalhadores libertados: 220

Período da fiscalização: 2 a 8/9/1997

1998

1. Lima Araújo Agropecuária Ltda / Fazenda Estrela de Maceió

Santana do Araguaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 60

Período da fiscalização: 30/1 a 13/2/1998

2. Fazendas Carú, Taboca, Boa Vista, Santa Fé, Baixa Verde e Serra Morena

Carutapera, MA

Nº de trabalhadores libertados: 8

Período da fiscalização: 18 a 31/5/1998

3. Fazenda Forkilha

Santa Maria das Barreiras, PA

Nº de trabalhadores libertados: 31

Período da fiscalização: 27/5 a 24/6/1998

4. Fazenda Boca Quente

Bannach, PA

Nº de trabalhadores libertados: 13

Período da fiscalização: 27/5 a 24/6/1998

5. Fazenda Jaciara

Paragominas, PA

Nº de trabalhadores libertados: 28

Período da fiscalização: 20 a 31/8/1998

6. Fazenda Marcélia

São José do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 19

Período da fiscalização: 1 a 11/9/1998

1999

1. Agropecuária Maciel II

São José do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 183

Período da fiscalização: 13/3 a 2/4/1999

2. Fazenda Pantera

Nova Bandeirantes, TO

Nº de trabalhadores libertados: 13

Período da fiscalização: 4 a 8/5/1999

3. Fazenda Vale do Juruena

Nova Bandeirantes, MT

Nº de trabalhadores libertados: 140

Período da fiscalização: 16 a 30/6/1999

4. Fazenda Santa Luzia

Nova Bandeirantes, MT

Nº de trabalhadores libertados: 11

Período da fiscalização: 16 a 30/6/1999

5. Fazenda Olho D’Agua

Poconé, MT

Nº de trabalhadores libertados: 53

Período da fiscalização: 19 a 31/7/1999

6. Fazenda Canaã

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 31

Período da fiscalização: 19/7 a 11/8/1999

7. Fazenda Rio da Prata

Santana do Araguaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 169

Período da fiscalização: 19/7 a 11/8/1999

8. Fazendas Mata da Chuva e Mata Linda

Juara, MT

Nº de trabalhadores libertados: 79

Período da fiscalização: 20/8 a 6/9/1999

9. Vale Bonito Agro Pecuária S/A / Fazenda Indiaporã

Araguaína, TO

Nº de trabalhadores libertados: 19

Período da fiscalização: 9 a 23/9/1999

10. Fazendas Caru e Baixa Verde

Carutapera, MA

Nº de trabalhadores libertados: 27

Período da fiscalização: 21 a 30/9/1999

2000

1. Morumbi Agropecuária S/A / Fazenda Morumbi

Alto da Boa Vista, MT

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 31/1 a 8/2/2000

2. Vale Bonito Agropecuária S/A

Xinguara, PA

Nº de trabalhadores libertados: 69

Período da fiscalização: 25/2 a 4/3/2000

Pagamento de indenizações: R$ 29.792,38

3. Maeda S/A Agro-Industrial / Fazenda Guapirama

Diamantino, MT

 Nº de trabalhadores libertados: 134

Período da fiscalização: 29/3 a 9/4/2000

Pagamento de indenizações: R$ 176.150,24

4. Fazenda Maranata

São Félix do Xingi, PA

Nº de trabalhadores libertados: 68

Período da fiscalização: 23/6 a 4/7/2000

Pagamento de indenizações: R$ 73.120,12

5. Fazenda Buriti II

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 26

Período da fiscalização: 23/6 a 4/7/2000

Pagamento de indenizações: R$ 10.633,89

6. Agropecuária Belauto / Fazenda Rio Lages

Nº de trabalhadores libertados: 27

Período da fiscalização: 23/6 a 4/7/2000

Pagamento de indenizações: R$ 4.945,14

7. Fazenda Olho D´Agua

Poconé, MT

Nº de trabalhadores libertados: 22

Período da fiscalização: 21/5 a 1/6/2000

Pagamento de indenizações: R$ 5.669,05

8. Fazenda Diadema IV ou Fazenda Surucucu

Xinguara, PA

Nº de trabalhadores libertados: 18

Período da fiscalização: 16 a 28/9/2000

Pagamento de indenizações: R$ 34.234.01

9. Fazenda Poções

Cristalina, GO

Nº de trabalhadores libertados: 78

Período da fiscalização: 3 a 11/10/2000

Pagamento de indenizações: R$ 32.826,71

10. Fazenda Favilla

Cristalina, GO

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 3 a 11/10/2000

Pagamento de indenizações: R$ 273,63

11. Fazenda Marajaí

Xinguara, PA

Nº de trabalhadores libertados: 46

Período da fiscalização: 21/11 a 3/12/2000

Pagamento de indenizações: R$ 38.727,26

12. Fazendas Boca Quente, Rio Vermelho, Santa Luzia e Boa Esperança

Redenção, PA

Nº de trabalhadores libertados: 11

Período da fiscalização: 6 a 16/12/2000

Pagamento de indenizações: R$ 9.622,35

13. Fazenda Marabá

Campo Verde, MT

Nº de trabalhadores libertados: 26

Período da fiscalização: 8 a 16/8/2000

Pagamento de indenizações: R$ 162.589,56

2001

1. Fazenda Campo Grande

Açailândia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 54

Período da fiscalização: 13 a 22/2/2001

Pagamento de indenizações: R$ 21.818,35

2. Destilaria Gameleira / Fazenda Gameleira

Porto Alegre do Norte, MT

Nº de trabalhadores libertados: 76

Período da fiscalização: 13 a 22/2/2001

Pagamento de indenizações: R$ 36.182,23

3. Fazenda Los Angeles

Novo São Joaquim, MT

Nº de trabalhadores libertados: 49

Período da fiscalização: 13 a 22/2/2001

Pagamento de indenizações: R$ 31.510,89

4. Fazenda Ouro Verde

Xinguara, PA

Nº de trabalhadores libertados: 28

Período da fiscalização: 18 a 22/1/2001

Pagamento de indenizações: R$ 14.732,15

5. Fazenda São Luiz

Paraupebas, PA

Nº de trabalhadores libertados: 3

Período da fiscalização: 18 a 22/1/2001

Pagamento de indenizações: R$ 4.651,65

6. Fazenda São Miguel

Paragominas, PA

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 18 a 22/1/2001

Pagamento de indenizações: R$ 3.594,00

7. Fazenda Jaó

Nova Xavantina, MT

Nº de trabalhadores libertados: 17

Período da fiscalização: 7 a 10/3/2001 e 11 a 18/3/2001

Pagamento de indenizações: R$ 13.279,65

8. Fazenda Primavera

Curionópolis, PA

Nº de trabalhadores libertados: 45

Período da fiscalização: 14 a 20/7/2001

Pagamento de indenizações: R$ 23.225,25

9. Fazenda Tangará

Curionópolis, PA

Nº de trabalhadores libertados: 50

Período da fiscalização: 14 a 20/7/2001

Pagamento de indenizações: R$ 19.693,00

10. Fazenda Pai Eterno

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 43

Período da fiscalização: 29/7 a 5/8/2001

Pagamento de indenizações: R$ 14.804,19

11. Fazenda Iriri

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 5

Período da fiscalização: 29/7 a 5/8/2001

Pagamento de indenizações: R$ 1.150,00

12. Fazenda Marabá

Campo Verde, MT

Nº de trabalhadores libertados: 26

Período da fiscalização: 2 a 16/8/2001

Pagamento de indenizações: R$ 66.244,80

13. Fazenda Palmar

Curionópolis, PA

Nº de trabalhadores libertados: 13

Período da fiscalização: 18 a 19/10/2001

Pagamento de indenizações: R$ 10.764,57

14. Fazenda Minas Gerais II

Presidente Kennedy, TO

Nº de trabalhadores libertados: 4

Período da fiscalização: 5 a 14/11/2001 e 5 a 17/12/2001

15. Fazenda Castanhal

Ananás, TO

Nº de trabalhadores libertados: 23

Período da fiscalização: 5 a 14/11/2001 e 5 a 17/12/2001

Pagamento de indenizações: R$ 20.800,39

16. A.T.S. Serviços Ltda / Fazenda Tuerê

Senador Porfírio, PA

Nº de trabalhadores libertados: 125

Período da fiscalização: 8 a 23/12/2001

Pagamento de indenizações: R$ 90.000,00

17. Lima Araújo Agropecuária Ltda / Fazenda Estrela de Alagoas

Piçarra, AL

Nº de trabalhadores libertados: 49

Período da fiscalização: 2 a 5/10/2001

Pagamento de indenizações: R$ 25.964,57

18. Agropecuária Vale do Mutum Ltda/ Fazenda São Jorge

Bom Jardim, MA

Nº de trabalhadores libertados: 44

Período da fiscalização: 8 a 22/4/2001

Pagamento de indenizações: R$ 36.073,38

19. Fazenda Zonga

Bom Jardim, MA

Nº de trabalhadores libertados: 69

Período da fiscalização: 8 a 22/4/2001

Pagamento de indenizações: R$ 27.300,25

20. Fazenda São José

Buriticupu, MA

Nº de trabalhadores libertados: 34

Período da fiscalização: 8 a 22/4/2001

Pagamento de indenizações: R$ 18.059,65

21. Fazenda 5 Irmãos

Bannach, PA

Nº de trabalhadores libertados: 77

Período da fiscalização: 26/5 a 17/6/2001

Pagamento de indenizações: R$ 32.012,85

22. Fazenda 3 Irmãos

Bannach, PA

Nº de trabalhadores libertados: 26

Período da fiscalização: 26/5 a 17/6/2001

Pagamento de indenizações: R$ 7.146,64

23. Agropecuária Tupy S.A./Fazenda Tupy Barão

Tapurah, MT

Nº de trabalhadores libertados: 69

Período da fiscalização: 26 a 28/6/2001

Pagamento de indenizações: R$ 104.070,59

24. Fazenda Dona Francisca

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 25

Período da fiscalização: 15 a 25/8 e 26 a 31/8/2001

25. Fazendas Reunidas São Marcos e São Bento

Carutapera, MA

Nº de trabalhadores libertados: 18

Período da fiscalização: 3 a 16/10/2001

Pagamento de indenizações: R$ 5.868,65

26. Fazenda Cangussu

Bom Jardim, MA

Nº de trabalhadores libertados: 19

Período da fiscalização: 3 a 16/10/2001

27. Fazenda São Jorge

Santa Luzia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 50

Período da fiscalização: 31/10 a 15/11/2001

28. Fazenda Igarashi

Açailândia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 168

Período da fiscalização: 31/10 a 15/11/2001

Pagamento de indenizações: R$ 37.066,33

29. Fazenda Peruano

Eldorado dos Carajás, PA

Nº de trabalhadores libertados: 54

Período da fiscalização: 11 a 15/12/2001

Pagamento de indenizações: R$ 58.000,00

2002

1. Fazenda Pindaré

Dom Eliseu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 35

Período da fiscalização: 26/2 a 12/3/2002

Pagamento de indenizações: R$ 86.927,61

2. Fazenda Igarashi

Açailândia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 3

Período da fiscalização: 26/2 a 12/3/2002

Pagamento de indenizações: R$ 577,57

3. Fazenda Monte Cristo

Bom Jesus da Selva, MA

Nº de trabalhadores libertados: 20

Período da fiscalização: 26/2 a 12/3/2001

Pagamento de indenizações: R$ 9.244,49

4. Fazenda Prata

Guiratinga, MT

Nº de trabalhadores libertados: 193

Período da fiscalização: 7 a 21/3/2002

Pagamento de indenizações: R$ 195.065,60

5. Fazenda São José

Poxoréo, MT

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 7 a 21/3/2001

Pagamento de indenizações: R$ 1.002,00

6. Fazenda Leonardo

Itieuira, MT

Nº de trabalhadores libertados: 129

Período da fiscalização: 7 a 21/3/2001

Pagamento de indenizações: R$ 255.401,74

7. Fazenda Caraíbas

Gonçalves Dias, MA

Nº de trabalhadores libertados: 54

Período da fiscalização: 19 a 27/3/2001

Pagamento de indenizações: R$ 30.586,47

8. Agropecuária São Roberto S/A / Fazenda São Roberto

Santana do Araguaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 171

Período da fiscalização: 5 a 20/4/2002

Pagamento de indenizações: R$ 143.184,80

9. Agropecuária Lima Araújo Ltda / Fazenda Estrela de Maceió

Cumaru do Norte, PA

Nº de trabalhadores libertados: 2

Período da fiscalização: 5 a 20/4/2002

Pagamento de indenizações: R$ 2.681,60

10. Sociedade Agro Pecuária Vista Alegre Ltda / Fazenda Matão

Santana do Araguaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 6

Período da fiscalização: 5 a 20/4/2002

Pagamento de indenizações: R$ 6.859,98

11. Fazenda Nobreza do Pará

Bannach, PA

Nº de trabalhadores libertados: 4

Período da fiscalização: 5 a 20/4/2002

Pagamento de indenizações: R$ 6.319,04

12. Fazenda Três Rios

Ourilândia do Norte, PA

Nº de trabalhadores libertados: 5

Período da fiscalização: 5 a 20/4/2002

Pagamento de indenizações: R$ 5.638,80

13.  Pinesso Agropastoril Ltda / Fazenda Mutum

Dom Aquino, MT

Nº de trabalhadores libertados: 52

Período da fiscalização: 10/4 a 3/5/2002

Pagamento de indenizações: R$ 103.221,37

14. Fazenda Brasília

Rondonópolis, MT

Nº de trabalhadores libertados: 124

Período da fiscalização: 10/4 a 3/5/2002

Pagamento de indenizações: R$ 104.160,00

15. Carvoaria do Alsis

Açailândia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 2

Período da fiscalização: 17/4 a 1/5/2002

Pagamento de indenizações: R$ 1.862,42

16. Fazenda Santa Clara

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 41

Período da fiscalização: 17/4 a 1/5/2002

Pagamento de indenizações: R$ 17.578,49

17. Fazenda Santa Luzia Tuerê II

Senador José Porfírio, PA

Nº de trabalhadores libertados: 40

Período da fiscalização: 20 a 23/5/2002

Pagamento das indenizações: R$ 52.227,58

18. FERGUMAR – Ferro Gusa do Maranhão / Fazenda Santa Lúcia

Dom Eliseu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 105

Período da fiscalização: 20 a 23/5/2002

Pagamento das indenizações: R$ 134.372,94

19. Fazenda Diadema IV

Água Azul do Norte, PA

Nº de trabalhadores libertados: 2

Período da fiscalização: 6 a 31/5/2002

20. Fazenda Bandeirantes e Planalto da Bela Vista

Curionópolis, PA

Nº de trabalhadores libertados: 6

Período da fiscalização: 6 a 31/5/2002

Pagamento das indenizações: R$ 11.312,25

21. Fazenda Nossa Senhora Aparecida

Rio Maria, PA

Nº de trabalhadores libertados: 83

Período da fiscalização: 6 a 31/5/2002

Pagamento das indenizações: R$ 95.098,41

22. Fazenda Sol Nascente

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 55

Período da fiscalização: 6 a 31/5/2002

Pagamento das indenizações: R$ 64.843,63

23. Fazenda Monte Dourado Ltda

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 53

Período da fiscalização: 6 a 31/5/2002

Pagamento das indenizações: R$ 57.419,67

24. Fazenda Primavera

Nova Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 86

Período da fiscalização: 6 a 31/5/2002

Pagamento das indenizações: R$ 1.800,00

25. Antiga Plantel

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 11

Período da fiscalização: 4 a 24/5/2002

Pagamento das indenizações: R$ 14.758,21

26. Fazenda Liberdade

Jaciara, MT

Nº de trabalhadores libertados: 44

Período da fiscalização: 4 a 24/5/2002

Pagamento das indenizações: R$ 25.539,36

 

27. Agrícola Carandá Ltda / Usina Santa Fé

Nova Alvorada do Sul, MS

Nº de trabalhadores libertados: 55

Período da fiscalização: 11 a 18/5/2002

28. Fazenda Pau Pelado

Itupiranga, PA

Nº de trabalhadores libertados: 40

Período da fiscalização: 5 a 16/6/2002

Pagamento das indenizações: R$ 16.469,64

29. ATS Serviços Ltda ME / Fazenda Pau Pelado

Itupiranga, PA

Nº de trabalhadores libertados: 16

Período da fiscalização: 5 a 16/6/2002

Pagamento das indenizações: R$ 1.892,60

30. Fazenda Taiaçu

Vila Rica, MT

Nº de trabalhadores libertados: 8

Período da fiscalização: 19 a 29/6/2002

Pagamento das indenizações: R$ 6.914,52

31. Usina Santa Olinda S/A Açúcar e Álcool / Fazenda Santa Olinda

Sidrolândia, MS

Nº de trabalhadores libertados: 97

Período da fiscalização: 1 a 12/7/2002

Pagamento das indenizações: R$ 100.815,00

32. Fazenda Boa Vista

Claraval, MG

Nº de trabalhadores libertados: 24

Período da fiscalização: 17 a 20/7/2002

Pagamento das indenizações: R$ 15.455,04

33. Rezil Extração, Comércio e Exportação Ltda

Iaras, SP

Nº de trabalhadores libertados: 76

Período da fiscalização: 17 a 20/7/2002

Pagamento das indenizações: R$ 34.696,21

34. Fazenda Vó Gersi

Campo Verde, MT

Nº de trabalhadores libertados: 15

Período da fiscalização: 19 a 29/6/2002

Pagamento das indenizações: R$ 8.039,87

35. Fazenda Consolação

Brejo Grande do Araguaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 58

Período da fiscalização: 1 a 17/7/2002

Pagamento das indenizações: R$ 21.622,87

36. Fazenda Ouro Preto

Novo Repartimento, PA

Nº de trabalhadores libertados: 18

Período da fiscalização: 1 a 17/7/2002

Pagamento das indenizações: R$ 18.839,62

37. Fazenda Acapulco

Xinguara, PA

Nº de trabalhadores libertados: 62

Pagamento das indenizações: R$ 19.893,97

38. Fazenda Guarupá

Água Azul do Norte, PA

Nº de trabalhadores libertados: 15

Pagamento das indenizações: R$ 20.767,30

39. Fazenda Santa Rita da União

Água Azul do Norte

Nº de trabalhadores libertados: 14

Pagamento das indenizações: R$ 17.163,40

40. Fazenda Pau Pelado

Itupiranga, PA

Nº de trabalhadores libertados: 42

Período da fiscalização: 20/7 a 1/8/2002

Pagamento das indenizações: R$ 18.468,54

41. ATS Serviços Ltda ME

Itupiranga, PA

Nº de trabalhadores libertados: 16

Período da fiscalização: 20/7 a 1/8/2002

Pagamento das indenizações: R$ 1.392,64

42. Jorge Mutran Exportação e Importação Ltda / Fazenda Castanhal Cabaceiras

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 22

Período da fiscalização: 10 a 19/8/2002

Pagamento das indenizações: R$ 19.815,63

43. Fazenda Mutamba

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 25

Período da fiscalização: 10 a 19/8/2002

Pagamento das indenizações: R$ 24.830,44

44. Fazenda Colorado

Curionópolis, PA

Nº de trabalhadores libertados: 22

Período da fiscalização: 10 a 19/8/2002

Pagamento das indenizações: R$ 18.919,98

45. Fazenda Cinco Estrelas

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 13

Período da fiscalização: 10 a 19/8/2002

Pagamento das indenizações: R$ 15.905,61

46. Fazenda Anita

Chupinguaia, RO

Nº de trabalhadores libertados: 12

Período da fiscalização: 27/8 a 2/9/2002

Pagamento das indenizações: R$ 20.715,55

47. Fazenda São Paulo

Sapucaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 56

Período da fiscalização: 17 a 21/10/2002

Pagamento das indenizações: R$ 39.625,00

48. Fazenda Lagoinha

Bom Jesus das Silvas, MA

Nº de trabalhadores libertados: 65

Período da fiscalização: 7 a 21/10/2002

49. Senor Ltda/ Fazenda Senor

Dom Eliseu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 153

Período da fiscalização: 7 a 21/10/2002

Pagamento das indenizações: R$ 41.462,23

50. Fazenda 1200 (Fazenda Boa Fé)

Ourilândia do Norte, PA

Nº de trabalhadores libertados: 23

Período da fiscalização: 17/11 a 3/12/2002

Pagamento das indenizações: R$ 34.831,30

51. Fazenda Diadema IV e Surucucu

Água Azul do Norte, PA

Nº de trabalhadores libertados: 5

Período da fiscalização: 17/11 a 3/12/2002

Pagamento das indenizações: R$ 2.623,60

52. Fazenda Santana

Água Azul do Norte, PA

Nº de trabalhadores libertados: 8

Período da fiscalização: 17/11 a 3/12/2002

Pagamento das indenizações: R$ 13.924,06

53. Lima Araújo Agropecuária Ltda / Fazenda Estrela das Alagoas

Piçarra, AL

Nº de trabalhadores libertados: 80

Período da fiscalização: 17/11 a 3/12/2002

Pagamento das indenizações: R$ 110.822,22

54. Fazenda Lagoinha

Bom Jesus das Selvas, MA

Nº de trabalhadores libertados: 40

Período da fiscalização: 17/11 a 3/12/2002

Pagamento das indenizações: R$ 23.356,56

55. Xaxim Comércio de Combustíveis Ltda (Posto Redentor)

Sorriso, MT

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 10 a 22/12/2002

Pagamento das indenizações: R$ 591,50

56. Agropecuária Itaúna Ltda

Chupinguaia, RO

Nº de trabalhadores libertados: 11

Período da fiscalização: 24/11 a 23/12/2002

Pagamento das indenizações: R$ 9.860,74

57. Agropecuária Iquê

Vilhena, RO

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 24/11 a 23/12/2002

Pagamento das indenizações: R$ 1.459,48

58. Agropecuária Pimenta Bueno S/A

Pimenta Bueno, RO

Nº de trabalhadores libertados: 24

Período da fiscalização: 24/11 a 23/12/2002

Pagamento das indenizações: R$ 54.160,95

59. Fazenda Boa Esperança

Canaã dos Carajás, PA

Nº de trabalhadores libertados: 10

Período da fiscalização: 24/11 a 23/12/2002

Pagamento das indenizações: R$ 13.075,14

60. Fazenda Vale do Paraíso II

Curionópolis, PA

Nº de trabalhadores libertados: 15

Período da fiscalização: 24/11 a 23/12/2002

Pagamento das indenizações: R$ 7.599,74

61. Fazenda Ribeirão Bonito

Novo Repartimento, PA

Nº de trabalhadores libertados: 23

Período da fiscalização: 24/11 a 23/12//2002

Pagamento das indenizações: R$ 19.888,67

2003 

1. Fazenda Guarapará/Santa Rosa

Redenção, PA

Nº de trabalhadores libertados: 140

Período da fiscalização: 4 a 13/1/2003

Pagamento das indenizações: R$ 175.752,28

2. Agropal – Agropecuária Palmeiras Ltda/Fazenda Táxi Aéreo

Redenção, PA

Nº de trabalhadores libertados: 49

Período da fiscalização: 4 a 13/1/2003

Pagamento das indenizações: R$ 35.802,93

3. Fazenda Trairão

Bannach, PA

Nº de trabalhadores libertados: 17

Período da fiscalização: 10 a 20/1/2003

Pagamento das indenizações: R$ 34.181,26

4. Agropecuária Pau Brasil Ltda/Fazenda Esmeralda

Bannach, PA

Nº de trabalhadores libertados: 16

Período da fiscalização: 10 a 20/1/2003

Pagamento das indenizações: R$ 41.651,22

5. Fazenda Tranquilão

Rio Maria, PA

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 10 a 20/1/2003

Pagamento das indenizações: R$ 893,00

6. Z. G. Ferreira Agropecuária / Fazenda Madrugada

Redenção, PA

Nº de trabalhadores libertados: 74

Período da fiscalização: 22/1 a 1/2/2003

Pagamento das indenizações: R$ 79.398,76

7. Fazenda Paraíso

Goianésia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 15

Período da fiscalização: 22/1 a 1/2/2003

Pagamento das indenizações: R$ 32.494,24

8. Fazenda Rezende

João Lisboa, MA

Nº de trabalhadores libertados: 65

Período da fiscalização: 29/1 a 7/2/2003

Pagamento das indenizações: R$ 24.376,57

9. Fazenda Zonga

Bom Jardim, MA

Nº de trabalhadores libertados: 13

Período da fiscalização: 29/1 a 7/2/2003

Pagamento das indenizações: R$ 14.915,86

10. Fazenda Santa Maria da Amazônia

Sorriso, MT

Nº de trabalhadores libertados: 8

Período da fiscalização: 2 a 12/2 e 12 a 14/2/2003

Pagamento das indenizações: R$ 16.620,41

11. Fazenda Poranga

Sorriso, MT

Nº de trabalhadores libertados: 49

Período da fiscalização: 2 a 12/2 e 12 a 14/2/2003

Pagamento das indenizações: R$ 55.685,93

12. Fazenda Lorena

Nova Ipixuna, PA

Nº de trabalhadores libertados: 16

Período da fiscalização: 4 a 15/2/2003

Pagamento das indenizações: R$ 17.780,54

13. Fazenda Olivence

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 12

Período da fiscalização: 4 a 15/2/2003

Pagamento das indenizações: R$ 14.959,34

14. Aropecuária Industrial S.A./Fazenda Santa Ana

Cumaru do Norte, PA

Nº de trabalhadores libertados: 99

Período da fiscalização: 5 a 15/2 e 15 a 27/2/2003

Pagamento das indenizações: R$ 335.127,70

15. Fazenda Vale do Rio Fresco

Cumaru do Norte, PA

Nº de trabalhadores libertados: 261

Período da fiscalização: 5 a 15/2 e 15 a 27/2/2003

Pagamento das indenizações: R$ 235.799,93

16. Fazenda Iraúna

Goianésia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 36

Período da fiscalização: 19 a 28/2/2003

Pagamento das indenizações: R$ 33.415,99

17. Fazenda Alvorada

Água Azul do Norte, PA

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 19 a 28/2/2003

Pagamento das indenizações: R$ 7.153,74

18. MG – Madeireira Araguaia, Indústria, Comércio e Agropecuária / Fazenda Rio Maria

Rio Maria, PA

Nº de trabalhadores libertados: 8

Período da fiscalização: 19 a 28/2/2003

Pagamento das indenizações: R$ 6.100,06

19. Fazenda Rancho Alegre

Ulianópolis, PA

Nº de trabalhadores libertados: 42

Período da fiscalização: 9 a 19/3/2003

Pagamento das indenizações: R$ 27.749,43

20. Versátil Construção e Serviços Ltda

Paragominas, PA

Nº de trabalhadores libertados: 21

Período da fiscalização: 9 a 19/3/2003

Pagamento das indenizações: R$ 18.754,13

21. Fazenda Lago Azul

Sapucaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 107

Período da fiscalização: 31/3 a 10/4/2003

Pagamento das indenizações: R$ 114.673,67

22. Fazenda Santo Antônio / Fazenda Cassol

Barreiras, BA

Nº de trabalhadores libertados: 46

Período da fiscalização: 22 a 30/4/2003

Pagamento das indenizações: R$ 71.005,19

23. Fazenda 05 Estrelas

Novo Mundo, MT

Nº de trabalhadores libertados: 136

Período da fiscalização: 22/4 a 2/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 159.287,43

24. Fazenda Rolemaq

Água Azul do Norte, PA

Nº de trabalhadores libertados: 13

Período da fiscalização: 28/4 a 8/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 18.031,92

25. Fazenda Cajazeira

São Félix do Xingu,PA

Nº de trabalhadores libertados: 41

Período da fiscalização: 28/4 a 8/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 64.274,95

26. Fazenda Califórnia

Goianésia,PA

Nº de trabalhadores libertados: 26

Período da fiscalização: 28/4 a 9/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 59.749,25

27. Fazenda Selva de Pedra

Novo Repartimento, PA

Nº de trabalhadores libertados: 6

Período da fiscalização: 28/4 a 9/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 6.405,00

28. Fazenda Nossa Senhora Aparecida

Novo Repartimento, PA

Nº de trabalhadores libertados: 5

Período da fiscalização: 28/4 a 9/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 2.968,85

29. Fazenda Ponta da Serra

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 32

Período da fiscalização: 30/4 a 10/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 212.288,76

30. Fazenda Ponta de Pedra

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 28

Período da fiscalização: 30/4 a 10/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 64.240,00

31. Fazenda Vale dos Sonhos

Araguanã, TO

Nº de trabalhadores libertados: 54

Período da fiscalização: 28/4 a 7/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 39.611,68

32. Fazenda Vitória

Ananais, TO

Nº de trabalhadores libertados: 11

Período da fiscalização: 28/4 a 7/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 13.750,93

33. Fazenda Santa Antônia

Araguaína, TO

Nº de trabalhadores libertados: 2

Período da fiscalização: 20 a 23/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 1.544,72

34. Fazenda Recreio

Itaporã do Tocantins, TO

Nº de trabalhadores libertados: 24

Período da fiscalização: 20 a 23/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 21.025,92

35. Fazenda Castanhal

Ananás, TO

Nº de trabalhadores libertados: 72

Período da fiscalização: 20 a 23/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 53.682,31

36. Gurupi Participações S/C Ltda / Fazenda Légua de Pedras

Ananás, TO

Nº de trabalhadores libertados: 29

Período da fiscalização: 20 a 23/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 14.045,91

37. Fazenda Açaí

Araguaína, TO

Nº de trabalhadores libertados: 6

Período da fiscalização: 20 a 23/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 8.032,38

38. Fazenda Floresta

Ananás, TO

Nº de trabalhadores libertados: 43

Período da fiscalização: 20 a 23/5/2003

39. Usina Cupim

Campos dos Goytacazes, RJ

Nº de trabalhadores libertados: 73

Período da fiscalização: 26 a 30/5/2003

Pagamento das indenizações: R$ 75.000,00

40. Fazenda Mutamba e Gameleira

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 17

Período da fiscalização: 26/5 a 7/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 5.148,59

41. Fazenda Rosinha

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 4

Período da fiscalização: 26/5 a 7/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 7.979,76

42. Fazenda Nossa Senhora Aparecida

Nº de trabalhadores libertados: 3

Período da fiscalização: 26/5 a 7/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 1.220,45

43. Fazenda Nossa Senhora de Fátima

Itupiranga, PA

Nº de trabalhadores libertados: 11

Período da fiscalização: 26/5 a 7/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 6.621,22

44. Fazenda Faveiral

São João do Araguaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 17

Período da fiscalização: 26/5 a 7/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 17.896,83

45. Fazenda Meu Xodó

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 3

Período da fiscalização: 26/5 a 7/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 1.352,69

46. Fazenda São Francisco

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 5

Período da fiscalização: 26/5 a 7/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 7.834,44

47. Fazenda Muriçoca

Nº de trabalhadores libertados: 2

Período da fiscalização: 26/5 a 7/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 2.047,04

48. Fazenda do Vicente

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 7

Período da fiscalização: 26/5 a 7/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 6.280,08

49. Fazenda São Lourenço

Santa Maria das Barreiras, PA

Nº de trabalhadores libertados: 20

Período da fiscalização: 26/5 a 7/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 33.163,01

50. Agropastoril Mirandópolis S/A / Fazenda Mirandópolis

Santa Maria das Barreiras, PA

Nº de trabalhadores libertados: 33

Período da fiscalização: 26/5 a 7/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 164.944,91

51. Fazenda Santana Rios

Santana do Araguaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 6

Período da fiscalização: 26/5 a 7/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 11.314,64

52. Companhia Agropastoril do Rio Tiraximim

Cumaru do Norte, PA

Nº de trabalhadores libertados: 17

Período da fiscalização: 26/5 a 7/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 45.867,05

53. Fazenda Tapyratynga

Corumbiara, RO

Nº de trabalhadores libertados: 12

Período da fiscalização: 26/5 a 6/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 14.237,48

54. Fazenda São Joaquim

Pimenteiras do Oeste, RO

Nº de trabalhadores libertados: 219

Período da fiscalização: 26/5 a 6/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 257.026,23

55. Fazenda Castanhal

Ananás, TO

Nº de trabalhadores libertados: 72

Período da fiscalização: 26/5 a 2/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 53.682,31

56. AGROMON S/A Agricultura e Pecuária / Fazenda Malu

Bom Jesus do Araguaia, MT

Nº de trabalhadores libertados: 15

Período da fiscalização: 16/6 a 26/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 48.754,45

57. AGROVAS – Agropecuária Vale do Suá S/A

São Félix do Araguaia, MT

Nº de trabalhadores libertados: 39

Período da fiscalização: 16 a 26/6/2003

Pagamento das indenizações: R$ 167.897,66

58. Fazenda Floresta

Ananás, TO

Nº de trabalhadores libertados: 43

Período da fiscalização: 17 a 24/6/2003

59. Fazenda Três Irmãos (Agropecuária Três Irmãos) Corumbiara, RO

Nº de trabalhadores libertados: 51

Período da fiscalização: 24 a 30/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 71.701,09

60. Fazenda Livramento

Cerejeiras, RO

Nº de trabalhadores libertados: 73

Período da fiscalização: 1 a 5/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 126.058,15

61. INGARO – Agricultura e Pecuária S/A / Fazenda São Fernardo

Valença, RJ

Nº de trabalhadores libertados: 25

Período da fiscalização: 23/6 a 5/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 6.375,00

62. Fazenda Vitória

Carutapera, PA

Nº de trabalhadores libertados: 40

Período da fiscalização: 23/6 a 3/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 26.893,12

63. Fazenda Rancho da Prata

Dom Eliseu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 12

Período da fiscalização: 23/6 a 3/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 8.682,85

64. Fazenda Estância do Pontal

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 11

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 20.851,10

65. Fazenda Lagoa das Vacas

Altamira, PA

Nº de trabalhadores libertados: 6

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 7.946,10

66. Fazenda Nossa Senhora de Fátima

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 14

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 26.002,00

67. Fazenda Jovelina

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 7

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 28.082,00

68. Serraria Jalim

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 115,16

69. Fazenda Baixadão

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 11

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 19.579,00

70. Fazenda Serra Azul

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 2

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 2.456,00

71. Supermercado e Panificadora Luana

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 272,20

72. Fazenda Bom Jardim

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 23

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

73. Fazenda Vale Verde

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 16

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 13.080,45

74. Fazenda Vale do Sol

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 27

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 45.543,21

75. Fazenda Maciel

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 9

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 19.364,97

76. Fazenda Água Preta

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 3

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 3.633,81

77. Serraria Pontalina

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 7.958,62

78. Fazenda Monte Alegre

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 23/6 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 450,00

79. M. JOSÉ CARVALHO – ME

Afuá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 16

Período da fiscalização: 27/6 a 8/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 68.272,59

80. Fazenda Bandeirante

São Francisco do Brejão, MA

Nº de trabalhadores libertados: 10

Período da fiscalização: 30/6 a 5/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 14.050,16

81. Fazenda Reunidas Monte Castelo

Senador La Roque, MA

Nº de trabalhadores libertados: 20

Período da fiscalização: 30/6 a 5/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 21.022,04

82. Fazenda Livramento

Cerejeiras, RO

Nº de trabalhadores libertados: 73

Período da fiscalização: 1 a 5/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 126.058,15

83. Fazenda Serra Grande

Palestina do Pará, PA

Nº de trabalhadores libertados: 19

Período da fiscalização: 21 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 18.562,03

84. Fazenda Baguá

Eldorado dos Carajás, PA

Nº de trabalhadores libertados: 36

Período da fiscalização: 21 a 31/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 25.012,73

85. Fazenda Ouro Grosso

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 29

Período da fiscalização: 23/7 a 1/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 22.371,06

86. Fazenda União

São Félix do Xingu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 23/7 a 1/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 500,37

87. Unigrão Armazéns Gerais Ltda / Fazenda Getúlio Vargas

Nova Ubiratã, MT

Nº de trabalhadores libertados: 4

Período da fiscalização: 23/7 a 1/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 7.314,26

88. Fazenda Mosquito

Nº de trabalhadores libertados: 2

Período da fiscalização: 23/7 a 1/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 1.726,73

89. Fazenda Lorenzi

Nº de trabalhadores libertados: 3

Período da fiscalização: 23/7 a 1/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 2.559,47

90. Fazenda Mineirão

Nº de trabalhadores libertados: 2

Período da fiscalização: 23/7 a 1/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 1.626,00

91. Fazenda São Luiz

Nº de trabalhadores libertados: 3

Período da fiscalização: 23/7 a 1/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 3.331,41

92. Fazenda São Pedro

Nº de trabalhadores libertados: 73

Período da fiscalização: 23/7 a 1/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 112.691,19

93. Agropecuária Três Irmãos

Corumbiara, RO

Nº de trabalhadores libertados: 51

Período da fiscalização: 24 a 3/7/2003

Pagamento das indenizações: R$ 71.701,09

94. Fazenda São José

Nº de trabalhadores libertados: 17

Período da fiscalização: 11 a 23/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 5.455,93

95. Fazenda União Rocha I

Nº de trabalhadores libertados: 25

Período da fiscalização: 11 a 23/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 13.640,04

96. Fazenda Boa Vista

Nº de trabalhadores libertados: 30

Período da fiscalização: 11 a 23/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 23.570,64

97. Fazenda Gutemberg

Nº de trabalhadores libertados: 17

Período da fiscalização: 11 a 23/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 35.093,35

98. Fazenda Santa Maria

Santa Maria das Barreiras, PA

Nº de trabalhadores libertados: 11

Período da fiscalização: 11 a 24/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 32.870,90

99. Empreiteira Dantas

Santana no Araguaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 107

Período da fiscalização: 11 a 24/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 98.338,04

100. Fazenda São José

Nº de trabalhadores libertados: 14

Período da fiscalização: 12 a 22/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 22.261,00

101. Fazenda Cantão

Nº de trabalhadores libertados: 26

Período da fiscalização: 12 a 22/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 16.599,69

102. Fazenda São Mariano II

Nº de trabalhadores libertados: 8

Período da fiscalização: 12 a 22/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 8.892,00

103. Fazenda Recanto do Araguaia

Nº de trabalhadores libertados: 14

Período da fiscalização: 12 a 22/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 10.596,00

104. Agropecuária Pessoê Ltda / Fazenda Santa Cruz

Vila Bela de Santíssima Trindade, MT

Nº de trabalhadores libertados: 5

Período da fiscalização: 18 a 26/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 4.540,65

105. Fazenda Roma

Brejo Grande do Araguaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 5

Período da fiscalização: 20 a 29/8/2003

Pagamento das indenizações: R$ 2.843,41

106. Roda Velha Agro Indústria Ltda / Fazenda Roda Velha

São Desidério, BA

Nº de trabalhadores libertados: 745

Período da fiscalização: 20/8 a 5/9/2003

Pagamento das indenizações: R$ 655.638,21

107. Fazenda Baixa Verde

Dom Eliseu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 12

Período da fiscalização: 25/8 a 3/9/2003

Pagamento das indenizações: R$ 8.382,00

108. Agropecuária Irmãos Avelino Ltda  / Fazenda Santa Leonina

Rio Maria, PA

Nº de trabalhadores libertados: 18

Período da fiscalização: 25/8 a 3/9/2003

Pagamento das indenizações: R$ 26.494,50

109. Fazenda Tabuleiro (Faz. Agrícola Tabuleiro

Luiz Eduardo Magalhães, BA

Nº de trabalhadores libertados: 259

Período da fiscalização: 26/8 a 5/9/2003

Pagamento das indenizações: R$ 232.247,70

110. Fazenda Jataúba

Vila Rica, MT

Nº de trabalhadores libertados: 8

Período da fiscalização: 16 a 28/9/2003

Pagamento das indenizações: R$ 27.350,42

111. Fazenda Mata Verde

Santa Terezinha, MT

Nº de trabalhadores libertados: 3

Período da fiscalização: 16 a 28/9/2003

Pagamento das indenizações: R$ 3.055,35

112. Destilaria Gameleira S/A / Fazenda Gameleira

Confresa, MT

Nº de trabalhadores libertados: 272

Período da fiscalização: 16 a 28/9/2003

Pagamento das indenizações: R$ 39.502,00

113. Fazenda Ariadne

Dom Eliseu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 40

Período da fiscalização: 19 a 29/9/2003

Pagamento das indenizações: R$ 28.251,98

114. Fazenda Nova Era

Itinga do Maranhão, MA

Nº de trabalhadores libertados: 18

Período da fiscalização: 19 a 29/9/2003

Pagamento das indenizações: R$ 35.228,39

115. Fazenda Bom Jesus

Açailândia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 22

Período da fiscalização: 19 a 29/9/2003

Pagamento das indenizações: R$ 22.898,45

116. Jorge Mutran Exportação e Importação Ltda / Fazenda Cabeceiras

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 41

Período da fiscalização: 24/9 a 5/10/2003

Pagamento das indenizações: R$ 46.815,34

117. Fazenda do Rio Preto (do Osmar Barbudo)

Novo Repartimento, PA

Nº de trabalhadores libertados: 28

Período da fiscalização: 24/9 a 5/10/2003

Pagamento das indenizações: R$ 37.223,68

118. Fazenda Franciscana

Nº de trabalhadores libertados: 13

Período da fiscalização: 30/9 a 10/10/2003

Pagamento das indenizações: R$ 30.934,49

119. Fazenda Três Irmãos

Nº de trabalhadores libertados: 1

Período da fiscalização: 30/9 a 10/10/2003

Pagamento das indenizações: R$ 2.667,17

120. Fazenda Flor da Mata

Nº de trabalhadores libertados: 15

Período da fiscalização: 30/9 a 10/10/2003

Pagamento das indenizações: R$ 47.414,61

121. Fazenda Laranjeiras

São Desidério, BA

Nº de trabalhadores libertados: 39

Período da fiscalização: 8 a 19/10/2003

Pagamento das indenizações: R$ 48.681,25

122. Fazenda São Lázaro

Açailãndia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 18

Período da fiscalização: 6 a 18/10/2003

Pagamento das indenizações: R$ 10.995,88

123. Fazenda Bela Vista

Açailândia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 6

Período da fiscalização: 6 a 18/10/2003

Pagamento das indenizações: R$ 4.036,80

124. Fazenda Itália I

Presidente Kennedy, TO

Nº de trabalhadores libertados: 6

Período da fiscalização: 5 a 10/11/2003

Pagamento das indenizações: R$ 6.640,32

125. Fazenda Salvadori

Presidente Kennedy, TO

Nº de trabalhadores libertados: 3

Período da fiscalização: 5 a 10/11/2003

Pagamento das indenizações: R$ 3.184,00

126. Fazenda Boa Esperança

Carmolãndia, TO

Nº de trabalhadores libertados: 15

Período da fiscalização: 5 a 10/11/2003

Pagamento das indenizações: R$ 13.293,38

127. Fazenda Sossego

Novo Repartimento, PA

Nº de trabalhadores libertados: 26

Período da fiscalização: 5 a 13/11/2003

Pagamento das indenizações: R$ 73.384,00

128. Fazenda São Simeão

Campos Lindos, TO

Nº de trabalhadores libertados: 20

Período da fiscalização: 25 a 27/11/2003

129. AGROPEVA Indústria e Comércio Ltda (Fazenda Bonito)

Três Lagoas, MS

Nº de trabalhadores libertados: 29

Período da fiscalização: 8 a 14/11 e 30/11 a 10/12/2003

Pagamento das indenizações: R$ 81.974,95

130. Fazenda Jaboticabal

Vera, MT

Nº de trabalhadores libertados: 53

Período da fiscalização: 8 a 19/12/2003

Pagamento das indenizações: R$ 110.493,93

131. Sítio Vale do Araguaia

Xinguara, PA

Nº de trabalhadores libertados: 6

Período da fiscalização: 23/11 a 4/12/2003

Pagamento das indenizações: R$ 3.516,33

132. Fazenda São Luiz

Ourilândia do Norte, PA

Nº de trabalhadores libertados: 14

Período da fiscalização: 23/11 a 4/12/2003

Pagamento das indenizações: R$ 26.616,59

133. Fazenda Nossa Senhora Aparecida

Breu Branco, PA

Nº de trabalhadores libertados: 37

Período da fiscalização: 23/11 a 4/12/2003

Pagamento das indenizações: R$ 61.563,37

134. Fazenda Baunilha

Rondon do Pará, PA

Nº de trabalhadores libertados: 16

Período da fiscalização: 12 a 15/12/2003

Pagamento das indenizações: R$ 29.091,90

135. Fazenda Meu Xodó

Açailândia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 15

Período da fiscalização: 1/10 a 13/12/2003

Pagamento das indenizações: R$ 13.820,35

136. Fazenda Três Rios

Canarana, MT

Nº de trabalhadores libertados: 8

Período da fiscalização: 9 a 13/12/2003

Pagamento das indenizações: R$ 49.014,88

2004

1. Fazenda Rio Liberdade

Santana do Araguaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 49

Período da fiscalização: 26/1 a 4/2/2004

Pagamento das indenizações: R$ 152.648,99

2. Fazenda Herança

Goianésia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 6

Período da fiscalização: 10 a 20/2/2004

3. Jorge Mutran Exp. e Imp. Ltda / Fazenda Cabeceira

Marabá, PA

Nº de trabalhadores libertados: 13

Período da fiscalização: 10 a 20/2/2004

Pagamento das indenizações: R$ 20.993,15

4. Fazenda Macaúba

Nº de trabalhadores libertados: 52

Período da fiscalização: 10 a 20/2/2004

Pagamento das indenizações: R$ 104.657,77

5. Fazenda Ouro Verde

Piçarra, PA

Nº de trabalhadores libertados: 35

Período da fiscalização: 10 a 20/2/2004

Pagamento das indenizações: R$ 44.492,96

6. Fazenda Sossego

Canaã dos Carajás, PA

Nº de trabalhadores libertados: 24

Período da fiscalização: 10 a 20/2/2004

Pagamento das indenizações: R$ 37.980,29

7. FERGUMAR – Ferro Gusa do Maranhão Ltda

Açailândia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 29

Período da fiscalização: 8 a 18/3/2004

Pagamento das indenizações: R$ 52.563,25

8. Siderúrgica do Maranhão S/A – SIMASA

Açailândia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 34

Período da fiscalização: 8 a 18/3/2004

Pagamento das indenizações: R$ 70.749,07

9. Fazenda Serra Bonita

Xambioá, TO

Nº de trabalhadores libertados: 9

Período da fiscalização: 29/3 a 8/4/2004

Pagamento das indenizações: R$ 32.625,12

10. Fazenda Dom Bosco

Aragominas, TO

Nº de trabalhadores libertados: 28

Período da fiscalização: 29/3 a 8/4/2004

Pagamento das indenizações: R$ 39.630,38

11. Fazenda Polinardo

Bandeirantes, TO

Nº de trabalhadores libertados: 15

Período da fiscalização: 29/3 a 8/4/2004

Pagamento das indenizações: R$ 12.624,79

12. Fazenda Araguaia

Araguaína, TO

Nº de trabalhadores libertados: 32

Período da fiscalização: 13 a 30/4/2004

Pagamento das indenizações: R$ 64.640,76

13. Fazenda Liberdade

Xambioá, TO

Nº de trabalhadores libertados: 18

Período da fiscalização: 13 a 30/4/2004

Pagamento das indenizações: R$ 39.192,81

14. Fazenda Caracol

Cachoeirinha, TO

Nº de trabalhadores libertados: 60

Período da fiscalização: 13 a 30/4/2004

Pagamento das indenizações: R$ 109.697,64

15. Fazenda Serra Nova

Araguaína, TO

Nº de trabalhadores libertados: 5

Período da fiscalização: 13 a 30/4/2004

Pagamento das indenizações: R$ 27.315,80

16. Fazenda Jardim

Araguaína, TO

Nº de trabalhadores libertados: 7

Período da fiscalização: 13 a 30/4/2004

Pagamento das indenizações: R$ 17.739,01

17. Siderúrgica do Maranhão S.A. - SIMASA

Brasilândia, TO

Nº de trabalhadores libertados: 12

Período da fiscalização: 13 a 30/4/2004

Pagamento das indenizações: R$ 11.772,16

18. Fazenda Paraíso

São José do Xingu, MT

Nº de trabalhadores libertados: 9

Período da fiscalização: 29/4 a 8/5/2004

Pagamento das indenizações: R$ 14.134,53

19. Fazenda Rio Preto

São Félix do Araguaia, MT

Nº de trabalhadores libertados: 6

Período da fiscalização: 29/4 a 8/5/2004

Pagamento das indenizações: R$ 6.534,07

20. Fazenda Ferrugem

Tailândia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 17

Período da fiscalização: 17 a 29/5/2004

Pagamento das indenizações: R$ 21.877,87

21. Siderúrgica do Maranhão S/A – SIMASA

Dom Eliseu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 45

Período da fiscalização: 10 a 19/5/2004

Pagamento das indenizações: R$ 66.343,82

22. Viena Siderúrgica do Maranhão S/A

Rondon do Pará, PA

Nº de trabalhadores libertados: 54

Período da fiscalização: 10 a 19/5/2004

Pagamento das indenizações: R$ 161.469,19

23. Fazenda São Sebastião

Chupinguaia, RO

Nº de trabalhadores libertados: 18

Período da fiscalização: 17 a 26/5/2004

Pagamento das indenizações: R$ 17.020,00

24. Fazenda Santo Antônio

São Geraldo do Araguaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 7

Período da fiscalização: 22 e 23/5/2004

Pagamento das indenizações: R$ 8.392,86

25. Fazenda Boa Esperança

Bonfinópolis de Minas, MG

Nº de trabalhadores libertados: 2

Período da fiscalização: 23 a 29/5/2004

26. Fazenda Redenção

Açailândia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 6

Período da fiscalização: 7 a 19/6/2004

Pagamento das indenizações: R$ 11.290,66

27. Fazenda Bom Gosto

Açailândia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 5

Período da fiscalização: 7 a 19/6/2004

Pagamento das indenizações: R$ 6.053,65

28. Fazenda Bonfim

Dom Eliseu, PA

Nº de trabalhadores libertados: 4

Período da fiscalização: 7 a 19/6/2004

Pagamento das indenizações: R$ 5.437,62

29. Fazenda São Luís

Vila Nova dos Martírios, MA

Nº de trabalhadores libertados: 8

Período da fiscalização: 7 a 19/6/2004

Pagamento das indenizações: R$ 5.706,33

30. Fazenda Agro Maratá

Santa Luzia, MA

Nº de trabalhadores libertados: 50

Período da fiscalização: 7 a 19/6/2004

Pagamento das indenizações: R$ 58.492,17

31. Fazenda Rio Tigre

Santana do Araguaia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 78

Período da fiscalização: 14 a 30/6/2004

Pagamento das indenizações: R$ 197.628,32

32. Fazenda Guariba

Vila Rica, MT

Nº de trabalhadores libertados: 127

Período da fiscalização: 14 a 30/6/2004

Pagamento das indenizações: R$ 313.185,96

33. Fazenda Floresta

Brasnorte, MT

Nº de trabalhadores libertados: 53

Período da fiscalização: 14 a 24/6/2004

Pagamento das indenizações: R$ 70.651,92

34. Fazenda Java

Campo Novo dos Parecis, MT

Nº de trabalhadores libertados: 14

Período da fiscalização: 14 a 24/6/2004

Pagamento das indenizações: R$ 33.695,83

35. Fazenda Tucano

Campo Novo dos Parecis, MT

Nº de trabalhadores libertados: 13

Período da fiscalização: 14 a 24/6/2004

Pagamento das indenizações: R$ 31.265,60

36. Fazenda Tabernáculo

Rondon do Pará, PA

Nº de trabalhadores libertados: 24

Período da fiscalização: 17 a 27/6/2004

Pagamento das indenizações: R$ 22.028,45

37. Fazenda Mococa

Bom Jesus do Tocantins, PA

Nº de trabalhadores libertados: 6

Período da fiscalização: 17 a 27/6/2004

Pagamento das indenizações: R$ 7.319,95

38. Fazenda Indiaçu

Palestina do Pará, PA

Nº de trabalhadores libertados: 5

Período da fiscalização: 17 a 27/6/2004

Pagamento das indenizações: R$ 5.140,79

39. Fazenda Flórida

Juara, MT

Nº de trabalhadores libertados: 2

Período da fiscalização: 22/6 a 1/7/2004

Pagamento das indenizações: R$ 4.815,88

40. Fazenda São João

Tapurah, MT

Nº de trabalhadores libertados: 18

Período da fiscalização: 22/6 a 1/7/2004

Pagamento das indenizações: R$ 47.768,00

41. Fazendas Paraíso e Colatina

Arapoema, TO

Nº de trabalhadores libertados: 53

Período da fiscalização: 28/6 a 7/7/2004

Pagamento das indenizações: R$ 159.734,36

42. Fazenda Califórnia I e II, Morena e Marinheiro

Xambioá, TO

Nº de trabalhadores libertados: 17

Período da fiscalização: 28/6 a 7/7/2004

Pagamento das indenizações: R$ 11.856,00

43. Companhia Agrícola Ribeirão (Fazenda Ribeirão

Baixa Grande do Ribeiro, PI

Nº de trabalhadores libertados: 17

Período da fiscalização: 29/6 a 1/7/2004

Pagamento das indenizações: R$ 16.969,62

44. Condomínio Agrícola Itaúnas

Conceição da Barra, ES

Nº de trabalhadores libertados: 108

Período da fiscalização: 30/6 a 1/7/2004

Pagamento das indenizações: R$ 101.980,00

45. Condomínio Agrícola da Cridasa

Pedro Canário, ES

Nº de trabalhadores libertados: 106

Período da fiscalização: 1 a 16/7/2004

Pagamento das indenizações: R$ 72.186,26

46. Fazenda 03 de Maio, Fazenda Santa Rita e Fazenda Córrego do Azeite

Brejetuba, ES

Nº de trabalhadores libertados: 30

Período da fiscalização: 14 a 22/7/2004

Pagamento de indenizações: R$ 44.251,41

Denúncia: feita por trabalhadores

47. Fazenda Ferrugem

Tailândia, PA

Nº de trabalhadores libertados: 17

Período da fiscalização: 17 a 29/5/2004

Pagamento de indenizações: R$ 21.877,87

** Fonte: Relatórios do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho

* Evanize Sydow é jornalista da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos